Campinas vai testar novo tipo de crédito ao consumidor

0
Foto: Agência Brasil

Empresas do setor de cartões (bancos, credenciadoras e bandeiras), com apoio da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), escolheram Campinas como a segunda praça do País a receber o projeto-piloto do crediário no cartão.

A nova modalidade – também em fase de testes em Brasília – tem como foco os setores de veículos (lojas, concessionárias, autopeças, oficinas) e serviços de saúde (clínicas médicas, dentistas, psicólogos, veterinários etc).

A estimativa é que mais de 8 mil estabelecimentos que atuam nos segmentos escolhidos – além de todo o universo de consumidores em potencial nas duas cidades – sejam impactados com as ações do projeto.

“A ideia é usarmos o crediário no cartão como indutor da retomada econômica, estimulando a atividade comercial principalmente em segmentos com potencial para elevar vendas por meio do financiamento ao consumo”, afirma Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs.

Como funciona

Para detalhar o projeto, o RadarC fez uma rápida entrevista com Vieira, que você confere na sequência.

RadarC – Qual a diferença entre o crediário no cartão e um parcelamento feito no cartão de crédito?

Vieira – No parcelamento tradicional, quem oferece o prazo é o lojista. Geralmente, esse prazo fica entre 3 e 6 vezes, e o lojista recebe também de forma parcelada – ou pode contratar uma antecipação de recebíveis para receber tudo de uma vez. Com o crediário no cartão, quem oferece o prazo é o próprio cartão (ou seja, o banco emissor), e o parcelamento pode chegar a até 48 vezes (a depender de cada banco). Já para o lojista, é como se fosse uma venda à vista, pois ele receberá o valor total de uma só vez, em até 5 dias.

Trata-se de um cartão específico que o interessado precisará solicitar, ou se ela já possuir um cartão de crédito ele pode ser adaptado para essa nova função?

O crediário no cartão é uma opção de financiamento que estará disponível dentro do limite do cartão de crédito. Portanto, não se trata de um cartão específico nem de um novo cartão – o cliente pode usar o cartão de crédito que ele já tem para fazer o crediário diretamente na maquininha.

Há limites mínimos ou máximos para compra?

Para contratar o crediário no cartão, o consumidor precisa ter um limite disponível no cartão de crédito no valor total da compra. A simulação pode ser feita diretamente na maquininha.

Há cobrança de juros ou anuidades?

Por se tratar de crédito, os juros são cobrados junto com as parcelas do crediário. Não existe nenhuma tarifa adicional, pois o cliente está usando o seu próprio cartão de crédito. A taxa de juros varia de banco para banco, porém são bastante competitivas, pois a ideia central é estimular o financiamento ao consumo. Portanto, e quero ressaltar esse ponto, não são as mesmas taxas cobradas no crédito rotativo ou nas operações em atraso. E antes de finalizar a compra, o consumidor pode simular toda a operação na própria máquina do cartão, verificando se as taxas, as condições e as parcelas estão adequadas às suas necessidades.

O cartão é atrelado a lojas ou segmentos específicos?

Não. O cartão é o mesmo que o cliente já utiliza.

Há exigência de renda mínima para o interessado?

Se o seu banco oferecer essa modalidade e o seu cartão tiver limite disponível no valor da venda, é o suficiente para o cliente realizar uma simulação e a contratação do crediário diretamente na maquininha de cartão – desde que a loja aceite essa transação em sua maquininha.


Evento

Para explicar os detalhes do projeto em Campinas, a Abecs promove no próximo dia 14, às 10h, um encontro com os executivos das empresas participantes da iniciativa, além de estabelecimentos comerciais convidados. No evento, em formato de bate-papo, também serão respondidas todas as dúvidas.

O encontro será on-line e aberto a consumidores, comerciantes e prestadores de serviços que tenham interesse em conhecer o projeto.
Para participar, basta realizar a inscrição (gratuita) em
https://attendee.gotowebinar.com/register/7304046265872581645

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui