Com alma moçambicana, Otis Project faz fusão sonora na Concha Acústica

0
O músico moçambicano Otis Selimane Remane (Divulgação)

A banda Otis Project, liderada pelo multi-instrumentista moçambicano Otis Selimane Remane, faz show de encerramento do Mês da Consciência Negra neste domingo (27), na Concha Acústica do Taquaral. Com uma mistura de música africana, rap, trap, neo-soul e jazz, o grupo, vencedor do prêmio Novos Talentos do Jazz 2018, apresenta o show do disco “Tumbuluku”.

Radicado no Brasil há sete anos, Remane é mestrando do curso de música da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e se dedica à pesquisa de ritmos, melodias e harmonias de países africanos, incluindo os de sua terra natal. “Em Moçambique, temos uma experiência musical muito presente no cotidiano, nas melodias que ecoam a partir dos mais velhos e que sempre retornam em nossas memórias. É nelas que tenho minhas inspirações”, diz o artista.

Contemplado em 2020 pelo Proac (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), “Tumbuluku” foi gravado com a participação de 15 artistas, entre eles as cantoras Luedji Luna e Graciela Soares, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro – coletivo campineiro dedicado à cultura do jongo -, o multi-instrumentista nigeriano Idówù Akínrulí e o grupo de percussão Höröyä. O disco, cujo nome significa “saudação à origem” na língua changana (idioma de raiz bantu), reúne composições que tratam de amor, da guerra pela independência que Moçambique travou com Portugal ao longo de quase uma década, e da imigração.

Otis também eternizou a voz de seu pai e sua mãe, respectivamente, nas faixas “Ressurreição” e “Mbira dza Vadzimu”; com o uso de recursos de áudio, inseriu canções de libertação e discursos de Samora Machel (primeiro presidente de Moçambique independente) em “Suíte II”, tomou emprestado uma canção fúnebre em “Mamana Wanga” (música com letra do maestro moçambicano Justino Chemane), e explora ritmos moçambicanos em músicas como “Ku Lhomela” e “Hoyo Hoyo Tumbuluku”.

O show é produzido por Alessandra Ribeiro, da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, e conta com a apoio e parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas.

SERVIÇO

Show da banda Otis Project

Domingo (28)

Às 17h

Na Concha Acústica do Taquaral (Av. Dr. Heitor Penteado, s/no, Taquaral)

Grátis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui