Concurso literário infantil prorroga inscrições até dezembro

0
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O concurso literário infantil Espantaxim, que tem o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela leitura e escrita e é voltado a estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, estendeu até 8 de dezembro de 2021 o prazo para recebimento de trabalhos. Por conta dos impactos causados pela pandemia na rotina escolar, a edição de 2020/21 vai aceitar, excepcionalmente, trabalhos enviados por jovens escritores de 7 a 13 anos – nos concursos anteriores, a idade-limite era de 12 anos.

Não há necessidade de inscrição para participar do prêmio, basta o envio da obra em um dos formatos aceitos pela organização do concurso (redação, mensagem ou poesia). Acesse este link para conferir o regulamento e mais detalhes premiação.

A autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora do Projeto Espantaxim, conta que mesmo com a pandemia e o fechamento temporário das escolas, a organização do concurso recebeu centenas de trabalhos. “Isso nos anima e mostra que mesmo com as restrições do momento, as escolas retornam incentivando seus alunos e os pequenos autores continuam a demonstrar interesse em compartilhar suas obras e talento com outros participantes do prêmio”, comenta.

Este interesse, segundo Dulce, precisa ser sempre estimulado. Para ela, as crianças precisam ser incentivadas à reflexão sobre as possibilidades do novo ciclo, que representa um recomeço. Por isso, de acordo com ela, a realização do concurso nesse momento de retomada é oportuna. “Queremos oferecer uma oportunidade para o desenvolvimento intelectual das crianças, introduzindo em seu universo o mundo mágico do pensamento versus linguagem”, completa.

Dentre os textos enviados, 250 serão escolhidos e premiados como “Vencedores”, “Destaques” ou “Selecionados”. Os contemplados nas duas primeiras categorias receberão o Troféu Espantaxim, além de receberem a coleção completa de livros e CDS do projeto.

E os premiados em todas as categorias receberão três exemplares da “VI Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico – Prêmio Espantaxim 2020/21”, livro especialmente preparado com os manuscritos originais dos trabalhos premiados no concurso, além do boneco do personagem Espantaxim.

A cerimônia de entrega do VI Prêmio Espantaxim será realizada em 2022, em São Paulo, em data e local a serem divulgados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui