Com o nome de palha italiana, muitas pessoas acreditam que o doce é uma iguaria vinda da Itália, mas, na verdade, a deliciosa receita de brigadeiro com pedaços de biscoito é resultado da criatividade dos brasileiros. A história popular se dá no surgimento do doce ter ocorrido no Sul do País, em uma colônia de imigrantes italianos, que tiveram como inspiração o doce italiano salame di cioccolato, em português “salame de chocolate”.

A receita italiana é feita com massa de chocolate, manteiga, ovos, pedaços de biscoito e um mix de frutos secos, como: nozes, amêndoas, avelãs e castanhas. Em terras brasileiras a massa foi substituída pelo famoso brigadeiro de chocolate e utiliza pedaços de biscoito maizena.

O nome palha italiana teve como referência o País que criou o salame de chocolate e o costume dos italianos em retirar as cascas das amêndoas, surgindo assim o nome “abrasileirado”. O doce mistura ingredientes populares ao paladar dos brasileiros, como o leite condensado, achocolatado, biscoito de maizena, manteiga e açúcar.

Para testar essa deliciosa invenção, a Mococa apresenta a receita enviada por uma de suas consumidoras, Otília Maria, utilizando os famosos ingredientes da Mococa: leite condensado e manteiga.

Confira a receita:

PALHA ITALIANA

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga Mococa
  • 1 caixinha de leite condensado Mococa
  • 1 pacote de biscoito maisena

Modo de preparo:

  • Prepare um brigadeiro um pouco mais mole com o leite condensado Mococa, chocolate em pó e manteiga Mococa.
  • Quebre o pacote de biscoitos de maisena e junte ao brigadeiro.
  • Deixe esfriar e corte em pequenos quadrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui