Documentário sobre Luiz Melodia estreia no Curta! e Curta!On

0
Reprodução

Depois de ser exibido em festivais, o documentário “Todas as Melodias”, sobre o cantor e compositor carioca Luiz Melodia, estreia com exclusividade nesta segunda-feira (19), às 22h20, no canal por assinatura Curta! e na plataforma Curta!On. Dirigido por Marco Abujamra, o filme retrata a trajetória do artista desde a infância pobre no morro de São Carlos, na zona norte da capital fluminense, até o reconhecimento – ainda que a duras penas, por conta do preconceito por sua cor e origem – como artista de obra original, poética e elegante.

Autor de clássicos do cancioneiro nacional como “Estácio, Holly Estácio”, “Pérola Negra” e “Magrelinha” – estas últimas interpretadas no documentário respectivamente por Gal Costa e Arnaldo Antunes – Melodia tem sua vida artística e pessoal esmiuçada por meio de um generoso acervo, composto por registros de seu cotidiano e de suas performances musicais, além de depoimentos de artistas de diversas gerações, como Jards Macalé, Zezé Motta, Céu e Liniker. A produção também conta com imagens de arquivo do poeta Waly Salomão (1943-2003), que analisa o peculiar estilo do biografado, autor de uma mistura de samba, blues e soul music.

A narrativa é conduzida pela produtora Jane Reis, que foi casada com Melodia por 40 anos até a morte do artista, em 2017, aos 66 anos. Sobre a ausência do marido, com quem teve um filho, ela cita “Drão”, canção de Gilberto Gil: “Não existe possibilidade de ele acabar. Ele segue de várias formas. Ele se transforma, como o Gil diz: ‘vive em trigo, morre em pão'”. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui