Dow e Unicamp oferecem bolsas para alunos pretos e pardos

0
Foto: Divulgação

A Dow e a Unicamp firmaram convênio para conceder dez bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação autodeclarados pretos ou pardos por 12 meses, com investimento de mais de R$ 100 mil.

A parceria faz parte do Dow CRIE (Ciência, Representatividade, Inclusão e Experiência), um programa desenvolvido pela Dow para estimular o talento de estudantes pretos e pardos interessados nas áreas de Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática e que faz parte do compromisso global da empresa no combate ao racismo estrutural lançado em 2020.

O Dow CRIE também tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de profissionais para o futuro, e por isso oferecerá aos bolsistas um apoio adicional por meio de uma mentoria personalizada com profissionais da companhia. Assim, cada estudante será aconselhado por um mentor voluntário sobre habilidades importantes para o ambiente científico e profissional.

“Em 2019, uma pesquisa do IBGE constatou que, pela primeira vez, mais da metade dos estudantes de ensino superior da rede pública se declarou de cor preta ou parda. Com a ambição de se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora e inclusiva do mundo, é primordial para a Dow desenvolver ações que minimizem a lacuna educacional desses jovens e proporcionem acesso à qualificação profissional”, diz Ana Claudia Rueda, diretora de Inovação para a Dow na América Latina.

Para o Pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, Prof. João Romano, o desafio atual da universidade é formar cidadãos e profissionais capazes de buscar conhecimentos – e de saber utilizá-los. Por isso, ele avalia que a Iniciação Científica é uma excelente oportunidade para que os alunos busquem e ampliem o conhecimento por si próprios. “Não há dúvidas de que um estudante que vivenciou o ambiente da pesquisa, no âmbito acadêmico, estará muito mais preparado para enfrentar o mundo profissional”, destaca.

Além de desenvolver o projeto de pesquisa, os alunos selecionados pelo Dow CRIE também participarão de evento científico promovido pela Dow em seu Centro de Inovação, em Jundiaí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui