E Bezos foi ao espaço

0
Foto: Agência Brasil

Jeff Bezos, de 57 anos, o homem mais rico do mundo, e mais três tripulantes, fizeram nesta terça-feira (20) um voo suborbital histórico sobre o deserto do Texas a bordo do foguete New Shepard, empreendimento espacial da empresa Blue Origin (que pertence ao bilionário), marcando o início de uma nova era no turismo espacial comercial privado.E Bezos foi ao espaço 1E Bezos foi ao espaço 2

A espaçonave decolou da Plataforma de Lançamento Um da Blue Origin, a cerca de 32 quilômetros da cidade rural de Van Horn, rumo a um céu claro e com poucas nuvens.

O voo durou cerca de 10 minutos e 20 segundos, e foi realizado nove dias depois que o também bilionário britânico Richard Branson fez o seu voo suborbital pela sua empresa de turismo espacial, a Virgin Galactic, saindo do Novo México.

Depois que a cápsula se separou do foguete, a tripulação experimentou alguns minutos sem gravidade. Em seguida, a cápsula retornou à Terra usando paraquedas e um sistema retro-thrust de última geração que expeliu uma “almofada de ar” para um pouso suave no deserto do Texas.

O voo é parte da competição acirrada entre a Blue Origin e a Virgin Galactic para explorar o nicho do turismo espacial – um mercado potencialmente lucrativo que o banco suíço UBS estima que valerá US$ 3 bilhões anualmente em uma década.

Branson chegou ao espaço primeiro, mas Bezos voou mais alto – chegou aos 100 quilômetros, contra 86 da rival. E pela primeira vez na história, o voo espacial foi feito sem pilotos e com uma tripulação composta exclusivamente por civis.

Além de Bezos, fundador da Amazon, integraram a equipe seu irmão Mark, a aviadora pioneira Wally Funk, de 82 anos, e o recém-formado no ensino médio Oliver Daemen, de 18 anos – respectivamente, a pessoa mais velha e a mais jovem a chegar ao espaço.

A data escolhida para o voo coincidiu com o dia em que os norte-americanos Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin se tornaram os primeiros humanos a andar sobre a Lua, em 20 de julho de 1969. A New Shepard leva o nome de Alan Shepard, que em 1961 se tornou o primeiro norte-americano no espaço.

(Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui