Feverestival celebra 15 edições com lançamento de documentário

0
Atores da peça "Recusa", apresentada no Feverestival em 2014 (Foto: Reprodução)

o Feverestival (Festival Internacional de Teatro) lança nesta quinta-feira (25), às 20h, em seu site oficial, o curta-metragem “Memórias do Feverestival – A Coragem de Andar Junto”. A produção, realizada de maneira coletiva, faz homenagem às 15 edições do festival, um dos maiores eventos teatrais do interior paulista, realizado desde 2003. O filme, que ficará disponível para acesso gratuito, registra diversos aspectos do evento, desde a sua criação e modos de produção até as pausas em sua realização e a luta por sua continuidade. 

Essa ação faz parte do projeto “Feverestival”, contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo). O Feverestival é uma iniciativa de gestores culturais e coletivos e sedes teatrais do distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Em 2021, por conta da pandemia, o festival não foi realizado. Em seu lugar, o núcleo gestor optou por realizar um resgate das memórias do festival. Descobriu de que maneira ele se consolidou como um evento tão importante para Campinas e para o Brasil, reverenciou os artistas que iniciaram essa história e celebrou conquistas de anos de construção e diálogo.

Segundo Francisco Barganian, integrante do núcleo gestor, produzir o documentário trouxe um amadurecimento grande para a mostra e para a equipe. “Todas essas ações vieram para a gente conseguir manter o ‘Feveres’ para além da nossa gestão. Fomentamos experiências que capacitam novos profissionais no mercado cultural e preparamos pessoas para o trabalho coletivo dentro do festival”. Além do documentário, este ano o evento ofereceu diversos cursos com o objetivo de qualificar o debate de artistas, produtores e gestores culturais.

Durante o processo de construção do curta-metragem, a equipe entrou em contato com novos conhecimentos e tecnologias. “Tínhamos uma página em branco no começo. Aprendemos a fazer roteiro, estudamos e pesquisamos arquivos antigos. Foi uma grande oportunidade para todos nós, além de organizarmos melhor a estrutura de trabalho do ‘Feveres’ e manter a equipe financeiramente ao longo do ano”, relata Dudu Ferraz, também do núcleo gestor. “Foi bom olhar para o passado e entender pelo que o festival já passou. Olhamos para os espetáculos, artistas e linguagens cênicas que estiveram em nossa programação, e conseguimos entender para onde queremos que o festival vá”, diz Vini Silveira outro integrante do núcleo. Ele acrescenta que quando começou a organização do histórico do Feverestival, no segundo semestre de 2020, a equipe se deparou com uma infinidade de imagens e vídeos que revelaram a diversidade de artistas e produções que passaram pela mostra.

A partir da triagem desse arquivo surgiu a ideia de produzir um documentário. “Conversamos com Cynthia Margareth (produtora cultural que esteve à frente do Feverestival até 2018), para que ela compartilhasse conosco informações e histórias. A partir disso iniciamos o processo de escrita do roteiro”, aponta Silveira. 

O documentário conta com Lígia Villaron na edição de vídeo, Bárbara Ghirello nas animações e motion design, e Bito Coelho e Dudu Ferraz na trilha sonora original. a narração do filme é feita pelas vozes do núcleo e de Cynthia. “Tudo o que fizemos neste ano foi bem diferente. A partir do arquivo audiovisual vislumbramos um mundo novo e estamos muito contentes com o resultado. No fim, prestamos uma justa e linda homenagem a todos aqueles e aquelas que construíram o Feverestival”, afirma a gestora Dandara Lequi.

O filme possui acessibilidade em Libras e audiodescrição. “Enxergamos mais uma possibilidade de apresentar o Festival para as comunidades cega e surda de Campinas, para que nas próximas edições possam acompanhar nossa programação”, afirma o gestor Victor Ferrari.

“Memórias do Feverestival – A Coragem de Andar Junto”

(17 min., Livre)

Estreia na quinta-feira (25), às 20h

No site oficial do Feverestival

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui