Francisco, el Hombre lança releitura de ‘Roda Viva’, de Chico Buarque

0
A banda Francisco, el Hombre, formada em Campinas e indicada a um Grammy Latino (Foto: Divulgação)

A banda Francisco, el Hombre lança uma releitura de “Roda Viva”, canção de Chico Buarque que, apresentada pelo compositor e pelo grupo MPB-4 no 3o Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967, acabou virando um clássico do cancioneiro nacional – e um libelo contra a Ditadura.

A regravação, que incorpora versos de “Apesar de Você”, outro sucesso de forte coloração política do compositor carioca, entrou na trilha sonora do documentário “A Fantástica Fábrica de Golpes” (“The Coup d’État Factory”). Dirigido por Victor Fraga e Valnei Nunes, coprodução entre o Brasil e o Reino Unido que analisa o ambiente democrático do País a partir do impeachment de Dilma Rousseff em 2016.

A canção está disponível nos aplicativos de streaming (ouça aqui) e também ganhou um videoclipe – com direção de Gabi Jacob – no canal de YouTube do grupo (assista aqui).

A banda afirma que trabalhou com a ideia de ciclos ao conceber a regravação da música, e estabelece paralelos entre a época em que a música foi lançada e o atual cenário político brasileiro. “‘Roda Viva’ é uma música cíclica, que vai acontecendo de novo e de novo, sempre levemente diferente, porém em ciclos. Acho que essa característica tem uma analogia forte com as fases da história”, pensa Mateo Piracés-Ugarte (voz e violão), integrante da Francisco, el Hombre. “O contexto em que essa música surgiu, após o golpe militar de 64, traz muitas semelhanças com o período que vivemos atualmente, com crises políticas, questionamento sobre os direitos básicos humanos, manipulação midiática… Tudo isso parece se repetir na história, que é cíclica como a canção”, comenta Mateo.

A versão de “Roda Viva” assinada pelo grupo conta com um arranjo que enfatiza as vozes dos integrantes e conta com inspirações sonoras latinoamericanas (a bachata, da República Dominicana, serviu como referência), presença de guitarra e a participação do tecladista chileno Rodrigo Rojas. 

A Francisco, el Hombre foi formada em Campinas em 2013 pelos irmãos Mateo e Sebastián Piracés-Ugarte, mexicanos naturalizados brasileiros. A formação é completada por Juliana Strassacapa (voz e percussão), Sebastián Piracés-Ugarte (voz e bateria) e Andrei Martinez Kozyreff (guitarra). O grupo lançou dois álbuns e três EPs, e foi indicada ao Grammy Latino 2017 pela música “Triste, Louca ou Má”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui