Influenciada pelo hip hop, dupla Osgemeos lança série documental

0
Obra de Osgemeos atualmente exposta na Pinacoteca de São Paulo (Foto: Divulgação)

Das ruas do Cambuci, região central da capital paulista onde cresceram, às galerias de arte internacional que expõem suas obras coloridas, bem-humoradas e de técnica visivelmente apurada, os artistas plásticos Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos pela alcunha de Osgemeos, receberam uma carga de influências que ajudaram a tornar a sua arte sui-generis.

Em cartaz na Pinacoteca de São Paulo até 9 de agosto com a exposição “Osgemeos: Segredos”, que reúne desde desenhos feitos na juventude pelos irmãos até o boneco inflável gigante, esculturas e instalações que marcam a sua atual fase. A obra dos irmãos tem uma influência marcante e definitiva do hip hop, movimento artístico e musical que eles celebram em uma série documental, também chamada “Segredos”, que a Pinacoteca exibe no YouTube a partir desta quinta-feira (10).

“Gustavo e Otávio foram envolvidos pela cena hip hop local no início dos anos 1980, quando começaram a dançar break e a grafitar. Desde criança eram frequentadores do Largo São Bento, berço da difusão do movimento hip hop pelo país, e desdobraram essas influências em múltiplas linguagens artísticas que podem ser vistas na ampla exposição em cartaz na Pinacoteca de São Paulo e nos seus trabalhos pelo mundo”, conta Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo.

Idealizado pela dupla como um desdobramento da exposição (que já havia ganhado um tour virtual e uma visita educativa on-line), a produção conta com quatro episódios de aproximadamente 20 minutos cada, que serão disponibilizados gratuitamente todas as quintas-feiras às 20h, no canal da Pinacoteca no YouTube.

A série parte da própria trajetória dos irmãos para demonstrar didaticamente como o hip hop se transformou em uma das manifestações artísticas e culturais mais relevantes no Brasil, influenciando a música, a arte, a moda, os costumes e claro, a dança. Os episódios foram gravados em um cenário que simula um vagão de metrô, construído pelos próprios artistas em seu ateliê.

Dentro do veículo, figuras icônicas da cena cultural se encontram para revelar segredos e discutir as origens, o presente e o legado de um estilo que começou nos Estados Unidos e atualmente impacta a vida de milhares de pessoas no Brasil.

Como em uma viagem de trem, a cada “parada” – ou episódio – a série aborda um aspecto do universo hip hop a partir de entrevistas com MCs, DJs, dançarinos de break dance e artistas do grafite conduzidas pela dupla. Entre os convidados estão OS DJs DJ Hum e KL Jay, os dançarinos Nelson Triunfo Lisa Bueno e Fabi Girl, os grafiteiros Soberana Ziza, Speto e Vitché e os MCs Edi Rock, Ice Blue e Thaíde.

Tour virtual

Aberta em outubro de 2020 e prorrogada duas vezes devido à grande procura pelo público, a exposição “Osgemeos: Segredos” ocupa 10 espaços do museu com mais de mil itens do rico imaginário dos irmãos Pandolfo. Recentemente, em abril deste ano, um tour virtual foi lançado com foco no público que ainda não conseguiu ingressos ou até mesmo para que pessoas de outros estados/países tenham acesso aos trabalhos expostos. O tour já supera a marca dos 50 mil acessos desde o seu lançamento e pode ser acessado gratuitamente pelo site do museu.

Os artistas Gustavo e Otávio Pandolfo também gravaram uma visita educativa guiada (clique aqui para assistir) pela mostra “Osgemeos: Segredos”. O vídeo lançado em janeiro deste ano acumula mais de 43 mil visualizações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui