Jaguariúna acelera atendimentos de saúde animal após pausa na pandemia

0
Foto: Ivair Oliveira

Após redução de atendimentos devido à pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, Jaguariúna realizou mais de 2,4 mil atendimentos na área da saúde animal apenas no primeiro semestre deste ano. O número já é praticamente o mesmo do registrado em todo o ano passado.

Segundo dados do Departamento de Zoonoses e Bem-estar Animal da Secretaria de Saúde, de janeiro a junho de 2021 foram feitos 2.428 atendimentos ante 2.445 registrados nos 12 meses de 2020.

De acordo com a veterinária e diretora do Departamento de Zoonoses e Bem-estar Animal, Débora Conceição Barbosa Moreira Fattore, no primeiro semestre deste ocorreram 1.859 atendimentos gerais, 42 cirurgias eletivas e 527 castrações de cães e gatos. “No ano passado, tivemos que suspender as atividades por um período de quatro meses por conta da Covid-19 e, neste ano, melhoramos o nosso quadro clínico para ampliar o atendimento”, explica Débora.

A secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, lembra que a Prefeitura, desde 2017, vem realizando várias ações na causa animal. “Trabalhamos passo a passo, implementando um serviço inédito no Município, realizando parcerias e conseguindo voluntários.”

Em 2020, o Município ficou em 8º lugar em premiação das cidades amigas dos animais criada pela World Animal Protection, em parceria com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Organização Pan-americana de Saúde (Opas). O reconhecimento foi na categoria “Estruturas e políticas efetivas e sustentáveis”.

No ano passado, a Prefeitura informa que adquiriu um veículo equipado para atendimento clínico de animais para atendimento gratuito em bairros da cidade, o Castramóvel. Também mantém parcerias com ONGs e clínicas veterinárias, realiza trabalhos como o programa de adoção de cães e gatos, além do serviço do Posto de Atendimento Veterinário e o controle de reprodução animal. E, neste ano, Jaguariúna iniciou o censo animal, com o objetivo de contar e identificar os animais domésticos na cidade. As informações serão usadas para verificar, por exemplo, se a castração está sendo eficiente, conhecendo a real vulnerabilidade para diminuir os maus-tratos.

SAIBA MAIS:

Posto de Atendimento Médico Veterinário (PAMV)

Endereço: Parque Américo Tonietti s/n, Roseira de Baixo

Telefone: 3837-4077

Castração cães e gatos: agendamento pelo telefone 156

Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ)

Endereço: Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros, km 127 – Tanquinho Velho

Telefone: 3837-3960

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui