Mural sobre a Mata Atlântica já compõe a paisagem da Aquidabã

0
Foto: Divulgação

O artista plástico Alexandre Filiage concluiu a pintura do mural na avenida Aquidabã, na região central de Campinas, celebrando a biodiversidade da Mata Atlântica. O painel de aproximadamente 180 metros quadrados integra o Projeto Muros na Mata Atlântica, inaugurado em Campinas e que também será levado a outras cidades paulistas e de mais três estados.

Esse mural foi pintado na avenida Aquidabã, entre as pontes das ruas Boaventura do Amaral e Irmã Serafina, nas proximidades do Bosque dos Jequitibás, uma das últimas áreas remanescentes de Mata Atlântica situadas no município. Um dos expoentes do muralismo no Brasil, Filiage lembra que a Mata Atlântica, bioma rico em biodiversidade e que cobria cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados, está hoje reduzida a menos de 10% de seu território original.

O Projeto Muros na Mata Atlântica também contemplou outras atividades em Campinas. No sábado, dia 20 de novembro, Filiage conduziu uma oficina de pintura de um dos muros que cercam a Mata de Santa Genebra, no distrito de Barão Geraldo. A Mata de Santa Genebra é uma das maiores áreas de Mata Atlântica em área urbana no Brasil. A oficina teve a participação de alunos de Engenharia Ambiental da PUC-Campinas.

No dia 23 de novembro, usuários com deficiência visual do Centro Cultural Louis Braille fizeram uma visita monitorada ao mural na avenida Aquidabã e conheceram a obra por meio de áudio-descrição. Neste dia 24 de novembro, quarta-feira, a Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata de Santa Genebra, sediou uma palestra de Filiage, com a participação de alunos de escolas públicas de Campinas.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Muros na Mata Atlântica tem o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do movimento Tudo de Cor, iniciativa sociocultural sustentável do grupo para o fomento de ações voltadas a colorir e restaurar áreas urbanas. A produção executiva do projeto é da Track Comunicação e Eventos, de Campinas, com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui