Museu Republicano de Itu ganha novo site, com mais interatividade

0
Sala do museu que reproduz local da realização da Convenção de Itu (Foto: Reprodução)

O site do Museu Republicano “Convenção de Itu” (www.museurepublicano.usp.br), em Itu (SP), está de cara nova. A página da instituição, que pertence à USP (Universidade de São Paulo), passa a contar com recursos de acessibilidade e ganhou mais interatividade, possibilitando aos internautas, visitantes e pesquisadores conhecer os diversos imóveis que compõem seu complexo, obter informações sobre as coleções do acervo e das exposições em cartaz ou já realizadas.

Entre as novidades, o público pode conferir na página “Materiais” recursos educativos sobre o projeto “Viagens Fluviais: Homens e Canoas nas Rotas das Monções”, um quebra-cabeças da tela “Salto de Itu, Piquenique da Família do Dr. Elias Antonio Pacheco e Chaves”, produzida pelo artista José Ferraz de Almeida Júnior, e um material aprofundado sobre a azulejaria que integra o edifício histórico do Museu, tanto em sua fachada quanto nos painéis internos.

O site traz também acesso ao link para o tour virtual. Por ele, as exposições em cartaz podem ser conferidas com recursos de audiodescrição e descrição do conteúdo em espanhol e inglês. A visita on-line também possibilita conhecer o jardim do museu e a sala que representa o local de realização da “Convenção de Itu”.

Museu Republicano de Itu ganha novo site, com mais interatividade 1
Fachada do Museu Republicano de Itu, localizado na região central da cidade paulista (Foto: Reprodução)

Inaugurado em 18 de abril de 1923 pelo Presidente (como então eram chamados os governadores) do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, o museu encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século 19, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha pró-República e da fundação do Partido Republicano Paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui