Músicos do Brasil e Portugal fazem ‘conexão cultural’ em websérie

0
Adriana Calcanhoto é convidada da atração na quinta-feira (Foto: Léo Aversa/Divulgação)

Produção que promove encontros virtuais entre artistas brasileiros e portugueses para conversas sobre suas carreiras e conexões culturais, a websérie “Ponte Aérea: Portugal – Brasil” receberá esta semana Tomás Wallenstein, da banda Capitão Fausto, Adriana Calcanhoto, Thiago Nacarato, Filipe Catto e Fado Bicha. As entrevistas são comandadas por Fabiane Pereira, jornalista e apresentadora do canal Papo de Música. A atração, que tem patrocínio da União Brasileira de Compositores (UBC) e da Sociedade Portuguesa de Autores, é uma das iniciativas das instituições após firmarem acordo de reciprocidade entre as nações.

Músicos do Brasil e Portugal fazem 'conexão cultural' em websérie 1
A banda portuguesa Capitão Fausto (Foto: Rita Carmo)

Na terça-feira (21), Wallenstein, vocalista e compositor da Capitão Fausto, banda portuguesa que é referência no país. O grupo de indie pop e indie rock foi formado em 2009, em Lisboa. No bate-papo, Tomás fala sobre sua trajetória na música, referências, influências, expectativas para o futuro e revelou que em breve terão mais projetos com Ricardo Oliveira, diretor do filme-show “Sol Posto”, lançado pela banda em 2020. Sobre como a música brasileira moldou seu estilo e o da banda – que gravou o mais recente disco, antes da pandemia, em São Paulo (SP), ele cita as influências de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Jorge Ben.

Na quinta-feira (23) Fabiane Pereira conversa com Adriana Calcanhoto e o músico português Tiago Nacarato, que é filho de pais brasileiros e vem renovando a música popular. Os artistas falaram sobre a relação com o país vizinho, percepções sobre a pandemia e discutem a definição de “sucesso”.

Músicos do Brasil e Portugal fazem 'conexão cultural' em websérie 2
A cantora e compositora Filipe Catto é convidada do episódio de sexta-feira (Foto: Lorena Dini)

Na sexta-feira, 24, participam do programa a cantora e compositora Filipe Catto e o duo Fado Bicha, formado por Tiago Lila e João Caçador. Uma das grandes vozes LGBTQIA+ no Brasil, Filipe já dividiu o palco com artistas como Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Beth Carvalho, entre outros, e já escreveu canções com artistas como Zélia Duncan, Tiê, Paulinho Moska e Pedro Luís. A dupla Fado Bicha se apropria do patrimônio do fado para falar sobre a causa LGBTQIA+ e vem revolucionando a tradição em Portugal.

Músicos do Brasil e Portugal fazem 'conexão cultural' em websérie 3
A dupla Fado Bicha subverte a tradição do ritmo português (Foto: Patrícia de Melo Moreira/Divulgação)

As transmissões dos episódios da websérie são realizadas às terças-feiras exclusivamente no canal “Papo de Música”. Já os programas das quintas-feiras são transmitidos simultaneamente no Papo de Música e no canal de YouTube da UBC.

SERVIÇO:

“Ponte Aérea: Portugal – Brasil”
Terça-feira (21), às 12h – Tomás Wallenstein
No canal Papo de Música do YouTube 

Quinta-feira (23), às 19h, – Adriana Calcanhoto e Thiago Nacarato
Nos canais do ‘Papo de Música’ UBC no YouTube 

Sexta-feira (24), às 19h – Filipe Catto e Fado Bicha
Nos canais do Papo de Música e UBC do YouTube 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui