Nasa lança sonda para testar se é possível desviar órbita de asteróides

0
Foto: Agência Brasil

A Nasa, agência espacial norte-americana, lançou na madrugada desta quarta-feira (24) uma sonda com o objetivo de desviar um asteroide da órbita da Terra – um teste que comprovará se a teoria funciona.

A sonda, batizada de Dart (“dardo”, em inglês) atingirá o asteroide a uma velocidade de 240 mil km/h. LançadaNasa lança sonda para testar se é possível desviar órbita de asteróides 1Nasa lança sonda para testar se é possível desviar órbita de asteróides 2 da base de Vandenberg, na Califórnia, por um foguete Falcon 9 da SpaceX, a sonda é menor que um automóvel médio e tem dois longos painéis solares. Ela deve atingir seu alvo – A sonda, batizada de Dart (“dardo”, em inglês) atingirá o asteroide a uma velocidade de 240 mil km/h. LançadaNasa lança sonda para testar se é possível desviar órbita de asteróides 1Nasa lança sonda para testar se é possível desviar órbita de asteróides 2 da base de Vandenberg, na Califórnia, por um foguete Falcon 9 da SpaceX, a sonda é menor que um automóvel médio e tem dois longos painéis solares. Ela deve atingir seu alvo – um asteroide do tamanho de um campo de futebol (cerca de 160 metros de diâmetro) a 11 milhões de quilômetros da Terra – em cerca de 10 meses.

O asteroide, chamado Dimorfos, é na verdade uma peqeuna lua que orbita um asteroide maior, o Didymos (de 780 metros de diâmetro). O asteroide alvo de Dart não representa uma ameaça real à Terra, mas a missão (que custou US$ 330 milhões) é um teste importante para saber se a ideia de desviar asteroides potencialmente perigosos podem ser desviados de suas trajetórias por sondas ou foguetes lançados contras eles.

(Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui