No Dia dos Namorados, surpreenda com uma moqueca gourmet

0
Foto: Escola de Gastronomia UCS

Para quem deseja preparar algo especial e diferente no Dia dos Namorados, a Escola de Gastronomia da UCS indica uma receita elaborada por seus chefs: Moqueca à Moda da Escola. Esta é uma opção gourmet e menos apimentada do prato baiano, que combina perfeitamente com datas românticas. Para tornar a experiência gastronômica ainda mais completa, a Escola indica um Vinho dos Altos Montes que harmoniza perfeitamente com pratos leves e carnes brancas, o Chardonnay da Vinhos Fabian.  Confira abaixo o passo a passo para o preparo da receita.

Ingredientes
1,1 kg Tomate
750 g Pimentão amarelo
750 g Pimentão vermelho
750 g Cebola
2,250 kg Linguado (para dar gosto no caldo)
2 kg Filé de robalo (bem alto)
1,7 kg Pescada amarela (bem alto)
1,5 kg Lula calamar inteira (a branca, bem grande)
1,5 kg Camarão (o médio, sem casca)
1,5 kg Leite de coco
450 g Azeite de dendê
1 kg Arroz jasmine
800 g Arroz negro
50 g Alho
450 g Cebola roxa
1 kg Banana prata
750 g Manteiga
1,2 kg Farinha de mandioca
150 ml Azeite

Modo de preparo
Moqueca: Cortar em tiras todos os legumes. Refogar nos azeites a cebola até murchar, acrescentar os pimentões e mexendo por 5 minutos em fogo médio. Por fim, acrescentar o tomate sem a pele e sem semente até fazer um molho. Cozinhar por volta de 10 minutos. Acrescentar o linguado e cozinhar por mais dois minutos.
Acrescentar o robalo e a pescada amarela e cozinhar até o peixe ficar firme. Aproximadamente cinco minutos fervendo. Por fim, adicionar o camarão, a lula e cozinhar por dois minutos sempre com o molho fervendo. Acertar sal e pimenta. Finalizar com a salsinha picada.

Arroz: Cozinhar os arrozes separadamente até ficarem al dente. Unir ambos e saltear com um fio de azeite, reservar em lugar quente.

Farofa: Aquecer uma frigideira com um fio de azeite de oliva e manteiga em fogo baixo. Adicionar o alho picado e a cebola roxa até murchar. Acrescer a banana cortada em meia lua e cozinhar por dois minutos. Por fim, incluir a farinha de mandioca. Mexer até a farofa ficar úmida, finalizar com salsa picada.

Finalização: Servir a moqueca bem quente com os arrozes e a farofa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui