Prédio da Casa de Saúde vai passar por obras de restauro e manutenção

0
Foto: Matheus Campos

O Vera Cruz Casa de Saúde recebeu o Certificado de Potencial Construtivo decorrente de Tombamento (CPC-T) da Prefeitura de Campinas. Com isso, será possível obter recursos financeiros para a execução do projeto de restauro e manutenção – que inclui a fachada, alguns ambientes internos e o jardim – além da capela, que passará por uma intervenção arquitetônica para recuperar a luminosidade e traços marcantes da época em que foi construída. 

“A Casa de Saúde possui o maior potencial construtivo decorrente de tombamento emitido pela Secretaria Municipal de Cultura. Já foram emitidos sete desses certificados, que contribuíram, por exemplo, para os restauros do prédio do Jockey Club e do antigo Externato São João”, disse a secretária municipal de Cultura, Alexandra Caprioli.

A certificação funciona como uma compensação ao proprietário do imóvel tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), como um incentivo à manutenção das características originais daquele imóvel.

Ao receber o documento, o imóvel tombado pode comercializar livremente o seu potencial construtivo, desde que o projeto seja aprovado pela prefeitura. Os recursos devem ser integralmente aplicados no restauro e manutenção do imóvel, e o comprador do potencial construtivo pode aplicá-lo em diversos projetos – aumentando áreas e limites do projeto original, por exemplo, de forma a valorizar o empreendimento.

A Casa de Saúde é um prédio de 1886, em estilo neoclássico – obra do arquiteto Ramos de Azevedo em parceria com o engenheiro italiano Samuelle Malfatti. “O prédio traz a história de Campinas em sua construção. Agora, com o potencial construtivo, vamos poder restaurar o que se perdeu ao longo do tempo”, disse o diretor-presidente do Vera Cruz Hospital, Erickson Blun.

O certificado já está em negociação com uma construtora da cidade e corresponde a 17.465 mil metros quadrados passíveis de negociação. O restauro tem a previsão de ser concluído em 22 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui