Quase 3 mil campineiros se candidatam à ‘xepa’ da vacina

0
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em um período de apenas uma hora, 2.833 pessoas se inscreveram para receber as doses que sobram dos frascos abertos da vacina contra a Covid-19 ao final do dia, a chamada “xepa” da vacina, em Campinas. A Secretaria de Saúde informou que o cadastramento foi aberto no início da tarde desta terça-feira (8) no link https://vacina.campinas.sp.gov.br/gestao-doses-sobrantes e foi interrompido pouco depois devido ao grande número de adesões.

Segundo a Prefeitura, além dos quase 3 mil inscritos, o link recebeu 18 mil acessos no período, cerca de 300 por minuto. As inscrições acabaram sendo interrompidas porque a média de sobras de vacina por dia em Campinas é considerada uma das mais baixas do País, de cerca de cinco doses – ou seja, para esgotar a “fila da xepa”, com essa média, seriam necessários 566 dias. De qualquer forma, a partir do momento em que o grupo em que esse candidato está inserido ganha direito à vacinação (pessoas maiores de 45 anos, por exemplo), acaba saindo desse cadastro.

A Saúde informou que, enquanto a expectativa na maioria dos municípios é de 5% de perdas nas doses, em Campinas os procedimentos adotados estão garantindo índices inferiores a 2%. Mesmo assim, a oferta da “xepa” dos imunizantes tem o objetivo de praticamente zerar essa perda, e ocorre perto do horário do fim dos atendimentos – apenas quando há frascos já abertos com alguma sobra, pois cada frasco tem várias doses

Para se candidatar, os voluntários precisam informar um telefone válido para a convocação e, quando chamado, precisa chegar ao local que escolheu ao se cadastrar em no máximo 20 minutos. Para ser vacinado, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de endereço em Campinas em nome do interessado. No local, terá que assinar o Termo de Ciência e Aceite de que está recebendo dose que sobrou.      

Até a semana passada, a “xepa” era destinada a pessoas com doenças pré-existentes (comorbidades) a partir dos 18 anos. Como esse público passou a ser incluído no agendamento normal da vacinação, ele deixou de constar do cadastro das doses restantes e o cadastramento foi reaberto nesta terça – agora para maiores de 18 anos sem comorbidades – pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), após autorização do Estado. 

Como a campanha de vacinação contra a Covid ocorre ao mesmo tempo em que também há uma ação de imunização contra a gripe comum, a Prefeitura alerta que não é recomendada a aplicação das duas vacinas simultaneamente. A orientação é respeitar um intervalo mínimo de 14 dias após receber a dose de uma das vacinas para depois se imunizar com a outra.

(Com informações da Prefeitura de Campinas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui