Setor de supermercados ‘explode’ no semestre, com abertura de quase 7 mil novas unidades só em SP

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Foto: Agência Brasil

Levantamento realizado pela Geofusion, líder no segmento de inteligência geográfica no País, aponta que o Estado de São Paulo teve um ritmo maior de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021 que o registrado no período pré-pandemia.

Enquanto o primeiro semestre de 2019 houve aumento de 39,3% de novas unidades, nos seis primeiros meses de 2021 esse número registrou alta de 56,5%. Em números absolutos, foram 6.973 unidades abertas no Estado. Em 2020, o percentual foi de 9,5%.

Do ponto de vista nacional, o levantamento aponta a mesma tendência. Enquanto o primeiro semestre de 2020 teve 8,4% novas lojas a mais que no mesmo período do ano anterior, nos seis primeiros meses de 2021 o número de novas unidades registrou alta de 43,9%. Um do fatores que explicam essa forte expansão no número de lojas é que, durante a pandemia, muitas inaugurações foram adiadas.

O setor foi um dos poucos do comércio varejista que se manteve a pleno vapor mesmo durante o auge da crise sanitária. Destacam-se, nesse contexto, o fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa, com o aumento do consumo de alimentos nos domicílios, e o pagamento do auxílio emergencial.

O segmento de supermercados tem apresentado tendência de expansão desde 2015 em todo o País. Até 2018, houve variação entre 15% e 20% no primeiro semestre. De janeiro a junho de 2019, o aumento do número de novas unidades foi ainda maior: 39,5% em relação ao primeiro semestre de 2018.

Os dez Estados que registram maior expansão, no primeiro semestre de 2021 foram: Acre (86%), Sergipe (70,5%), Pernambuco (63,9%), Roraima (63,5%), Bahia (61,9%), Piauí (59,6%), São Paulo (56,5%), Amapá (56,5%), Tocantins (52,2%) e Paraíba (48%).

Em números absolutos, destacam-se São Paulo, com abertura de quase sete mil lojas; Bahia, com quase quatro mil; Minas Gerais, com 3,3 mil; Rio de Janeiro, com 2,6 mil; Rio Grande do Sul e Ceará, ambas com aberturas de aproximadamente 2,2 mil unidades; e Pará, Goiás, Paraná e Pernambuco, com cerca de 1,8 mil novos estabelecimentos cada.

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