Shopping e Hemocentro fazem ação especial para doação de sangue

0
Foto: Divulgação

O Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, promove em parceria com o Hemocentro da Unicamp mais uma ação da Campanha de Doação de Sangue nesta segunda-feira (22). As coletas acontecerão das 9h às 14h, no estacionamento da Entrada das Colinas, ao lado da loja Petz, com prioridade para quem agendar a doação pelo site www.parquedpedro.com.br. Aqueles que não agendarem também podem doar, desde que haja disponibilidade de vaga.

Órgão do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hemocentro da Unicamp atende aproximadamente 99% dos hospitais públicos de Campinas e região, sendo o único responsável por abastecer a demanda de transfusão de sangue do Hospital de Clínicas e Caism da Unicamp, Mário Gatti, Ouro Verde e Centro Infantil Boldrini, entre outros, além de suplementar os estoques dos serviços privados da região quando necessário.

Para atender a toda essa demanda, o Hemocentro promove campanhas de educação e incentivo à doação, como esta desenvolvida com o shopping, particularmente em períodos quando há queda de doadores, como ocorreu no período da pandemia da Covid-19.

“Esta ação é em comemoração ao dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue. Agradecemos a essas pessoas que salvam vidas diariamente, pelo importante ato de solidariedade, e pedimos a contribuição dos nossos clientes, funcionários e parceiros neste importante ato”, afirma o superintendente do Parque D. Pedro Shopping, Marcelo Zaffalon.

Novas regras

Além de documento de identidade com foto, o Hemocentro vai solicitar também a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, para os candidatos que forem vacinados. Segundo a unidade, a imunização não impede a doação, porém, existem prazos que precisam ser observados: a CoronaVac impede a doação por 48h (após cada dose); já aAstraZeneca, Pfizer e Janssen impedem a doação por 7 dias (após cada dose).

Os candidatos diagnosticados com Covid-19 ficam inaptos para doar sangue por um período de 30 dias, de acordo com as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Ministério da Saúde.

O shopping seguirá todas as medidas sanitárias estabelecidas pelos órgãos públicos. Além disso, o espaço do Hemocentro passará por desinfecção contínua. Os materiais utilizados para a coleta são descartáveis e haverá disponibilização de álcool em gel 70% a todos. O uso de máscaras é indispensável por doadores e profissionais.

Confira as regras para ser um doador:

– Estar em boas condições de saúde;

– Ter entre 18 e 69 anos; serão aceitos candidatos à doação de sangue de 16 e 17 anos, com consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação;

– Maiores de 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez;

– Pesar no mínimo 50kg;

 – Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

 – Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação);

– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE – Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação).

Serviço:

Campanha de Doação de Sangue – Parque D. Pedro Shopping

Quando: 22/11/2021 (segunda-feira)

Horário: das 9h às 14h

Local:  Estacionamento da Entrada das Colinas, ao lado da loja Petz

Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas

Agendamento: www.parquedpedro.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui