Unicef convida garotada para um mundo da imaginação

0
(Foto: Reprodução/Unicef)

O portal da Unicef Brasil está disponibilizando uma diversidade de programas especiais e podcasts para a garotada em férias em casa, entre eles, um convite à fantasia e imaginação pelos contos.

Em ‘Deixa que eu Conto’, destinado aos pequenos de zero a 8 anos, 96 programas realizados pelas contadoras Carol levy e Kiara Terra abordam histórias da cultura popular e mundialmente conhecidas. Entre elas, ‘O Nabo Gigante’, ‘Rouxinol na Estrada’ e ‘O Pinto Pimpão’.

São histórias, entrevistas, músicas, brincadeiras e os podcasts, que em média com 30 minutos cada apresentam histórias e experiências educacionais em áudio e convocam as crianças à co-criação e à imaginação, as trazendo para serem protagonistas do seu desenvolvimento e aprendizagens. 

Sobre a Amazônia, por exemplo, são 48 programas realizados pelos contadores Leandro Medina e Andrea Soares que trazem histórias da cultura popular e tradicional dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Acesso

Com fácil acesso digital, os programas e podcasts podem ser achados pela Busca Avançada. A criança pode pesquisar de acordo com a sua curiosidade ou necessidade, por exemplo: com uma palavra, por tipo de conteúdo (Deixa que eu Conto / Afro-brasileiro/ Amazônia), por Direito de Aprendizagem (conforme a BNCC da Etapa da Educação Infantil) ou ainda por tipo de atividade (que são experiências possíveis como Trava-Línguas ou Personagens).

Conjugando a Busca Avançada, marcando várias opções na mesma busca e irá aparecer uma lista dos podcasts cujo o conteúdo tem relação com a sua busca, informa a Unicef.

Selecionando um podcast, a criança, os pais, os responsáveis e os professores terão acesso a uma ficha do Guia de Possibilidades Pedagógicas, nas quais constam informações detalhadas e algumas brincadeiras e interações possíveis de serem realizadas de forma remota, híbrida ou presencial com as crianças.

E tem mais. Se o internauta rolar a página toda do site, encontra o Fale Conosco e pode nos contar como foi sua experiência com os podcasts.

Experiência

Essa iniciativa foi organizada e produzida pelo Unicef no Brasil em resposta ao Covid-19 e toda a situação vivenciada pela pandemia por crianças, famílias e professores e são ótimas opções para a garotada que está em férias.

Mas a entidade esclarece que as atividades não substituem as experiências coletivas vivenciadas no contexto das instituições em especial as de Educação Infantil, mas garantem a aproximação com as famílias, em momentos de isolamento social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui