Valinhos anuncia dia de multivacinação de crianças

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Valinhos promoverá neste sábado (16) o “Dia V” de multivacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Será um dia de mobilização nacional dentro da Campanha de Multivacinação que prossegue até o dia 29 deste mês de outubro para atualização da caderneta de vacinação desta faixa etária e aumentar a cobertura vacinal.

Em Valinhos o Dia V, como passou a ser chamado no Estado de São Paulo – significando a vacina como melhor forma de prevenção de doenças imunopreveníveis -, será realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Santana, na Avenida Brasil nº 144, das 8h às 17h.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Valinhos, a realização da campanha no município tem como objetivo, além de deixar em ordem a carteira de vacinação, oferecer mais uma oportunidade do acesso às vacinas e, consequentemente, aumentar as coberturas vacinais, contribuindo para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis, ou seja, que podem ser evitadas com a vacinação.

Entre os anos de 2014 e 2015, as coberturas vacinais no Estado de São Paulo eram superiores a 95%, e as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) de coberturas vacinais iguais ou maiores que 95% eram atingidas. Já a partir de a partir do ano de 2016/2017, quando foi implantado em todo o Estado o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), observou-se uma queda nas CV, associada a uma série de fatores.

Entre eles a percepção enganosa de parte da população que as doenças desapareceram; desconhecimento de quais vacinas fazem parte do Calendário de vacinação; medo da reação pós-vacina; receio que o número elevado de vacinas sobrecarreguem os sistema imunológico; falta de tempo dos pais para levar ao posto de vacinação para atualização do esquema vacinal; “fake news” de que as vacinas não são seguras e não protegem adequadamente as pessoas vacinadas; falsa sensação de segurança, pois muitas doenças imunopreveníveis já não ocorrem devido as elevadas coberturas vacinais.

“Dessa forma, esta população-alvo deve comparecer à UBS da Vila Santana neste sábado, ou até o dia 29 deste mês em todas as UBSs, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado nesse Calendário”, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica de Valinhos, Claudia Santos.

As vacinas que estarão disponíveis para aplicação são: Hepatites A e B, Poliomielite (paralisia infantil), Rotavírus (protege contra as gastroenterites), DTP + Hib+ Hb Penta (protege contra Difteria, Tétano, Pertussis (coqueluche), infecções graves pelo Haemophilus influenzae tipo b, inclusive meningite, e hepatite B), DTP (contra Difteria, Tétano e Pertussis), Pneumo 10 Valente (previne cerca de 70% das doenças graves – pneumonia, meningite, otite) em crianças), Meningo C (protege contra o tipo C da doença meningocócica), Meningo ACWY (previne contra 4 tipos de meningite)Febre Amarela, SCRV (contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela), Varicela, e HPV (contra o Papiloma Vírus Humano).

Vacinação na UBSs

Além do Dia‘V neste sábado, na UBS da Vila Santana, as crianças e os adolescentes menores de 15 anos podem ter acesso às vacinas para atualização da caderneta em todas as UBSs da cidade, pois a Campanha Nacional de Multivacinação prossegue até o a 29 de outubro, das 9h às 11h e das 13h às 15h. Para informações sobre os locais e telefones da UBSs acesse a página do site da Prefeitura pelo endereço: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/19/unidades-basicas-de-saude/.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor,deixe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui